Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/sccontabil/www/wp-content/themes/the-simple/includes/view/blog/single-creative.php on line 46

O balancete contábil é uma importante ferramenta usada pelo contador em São Caetano, por meio dele os empreendedores podem obter detalhes cruciais para o desenrolar das suas atividades, bem como um assertivo direcionamento dos rumos de uma empresa. Para elaboração deste documento, o contador em São Caetano extrai as informações do livro contábil e verifica se os lançamentos estão certos, ainda, é através desse documento que o contador em São Caetano poderá auxiliar o empreendedor quanto à saúde financeira e inteligência fiscal da companhia. Contudo, existem diversos tipos e formatos de balancetes contábeis formulados pelo contador em São Caetano e é sobre isso que iremos discorrer ao longo deste artigo.

Quando variados indicadores são organizados em um único relatório, como é o balancete, se torna possível a adoção do documento para o desenvolvimento de estratégias a curto, médio e longo prazo. ‍

A princípio vamos falar um pouco mais sobre o balancete contábil, pois se trata de um dos documentos mais utilizados pelo contador em São Caetano para analisar os ativos e passivos de uma organização. Os registros apontados devem ser pontuais e auxiliar na verificação dos resultados financeiros obtidos no período em que os dados foram coletados.
Ele pode ser elaborado conforme as necessidades da companhia, mesmo que sejam diárias, semanais, quinzenais ou mensais. Embora não seja obrigatório, o balancete contábil apresenta informações que podem ser compartilhadas até mesmo para instituições financeiras, acionistas, investidores, fornecedores e sindicatos.
Em casos de demonstrações externas, o relatório é crucial para explicitar a rentabilidade e sustentar a segurança do possível investimento.
Quanto a sua aplicação para uso interno, ele evidencia a importância de adotar uma visão mais ampla das finanças. Um planejamento financeiro sólido e bem estruturado, com previsões de crises, é capaz de blindar uma empresa contra futuros empecilhos, sendo o balancete responsável por parte desse processo.
Com esse relatório em mãos, é possível apontar despesas excessivas e quais setores da companhia estão entregando resultados positivos, analisando a distribuição de verba e quais gastos podem ser cortados ou anulados. A elaboração do balancete se baseia no fluxo de caixa, da entrada e saída de capital.‍

Como já mencionamos, existem diversos tipos de balancetes contábeis elaborados pelo contador em São Caetano e sua aplicação dependerá do ramo de atuação do negócio. As distinções entre os documentos se dão em seus tamanhos e na abrangência de dados.
Entender qual balancete é o mais adequado à sua empresa, pode encaminhá-la para resultados positivos, todavia, ignorar qual balancete se adequa ao seu segmento, pode ser um perigo para sua companhia. Isso acontece, pois ao preencher os dados, não são registradas somente informações isoladas, permitindo ao procedimento gerar uma visão completa do negócio e seus processos financeiros.

Para especificar melhor cada tipo de balancete feito pelo contador em São Caetano, os separamos por tópicos:

1- Balancete sintético
O balancete sintético é uma das maneiras viáveis de construir o balancete da empresa. Como o próprio nome diz, é uma versão abreviada do relatório. Contudo, isso não significa que informações sejam excluídas ou omitidas, apenas que são adicionadas com menos detalhes.
A alternativa é indicada para as firmas que preferem uma opção mais enxuta e objetiva, mas que ainda forneça informações suficientes para estudar os resultados. A exclusão de informações importantes não pode acontecer e isso demonstra a utilidade desse tipo de balancete.
Nesse formato, não ocorre a emissão de ativo ou passivo, no entanto, há pouco ou nenhum detalhamento sobre os valores expostos no documento. Nos outros tipos de balancete, como o analítico, é trivial encontrar tabelas completas, que especificam cada ativo e passivo inseridos no demonstrativo.
No balancete sintético elaborado pelo contador em São Caetano, os valores são apontados para que se destaque apenas o valor total de cada ativo e passivo.

2- Balancete analítico
O balancete analítico é o oposto do sintético. É conhecido por ser um documento extenso, rico em detalhes e alimentado com o maior número de dados possíveis para todo tipo de finalidade. Assim, resulta em um documento completo, apto a entregar qualquer informação relevante que seja buscada.

3- Balancete de verificação inicial
O balancete de verificação inicial é um formato de uma documentação elaborada antes do final. É feito baseando-se nas apurações primárias e considerado o ponto de partida para a verificação financeira de uma empresa, como o próprio nome diz. O documento serve de base para o balancete final, composto por duas contas: patrimoniais e de resultado.
Nas patrimoniais, devem ser detalhadas as informações sobre ativos, passivos e patrimônio líquido, ao passo que as contas de resultado necessitam especificar as receitas e despesas obtidas no período que foi analisado.

4- Balancete de verificação final
Conta somente com dados das contas patrimoniais, como:

  • Bens,
  • Direitos,
  • Obrigações,
  • Patrimônio líquido
  • Contas retificadoras do ativo e do passivo.

Nesse documento elaborado pelo contador em São Caetano, as contas são de resultado, constando as despesas e receitas.
O relatório define se os resultados foram positivos ou negativos, servindo também como ponto inicial de um balanço patrimonial.

Agora que cada balancete ficou explicado, é preciso saber como analisar cada um deles e entender qual se adequa às necessidades da sua organização, naturalmente com o auxílio do contador em São Caetano.

Analisando cada formato de balancete, o contador em São Caetano pode orientar o empresário sobre o que ajudará a empresa a potencializar seu desenvolvimento financeiro, em todos os períodos possíveis.
O importante é jamais deixar de fazer o balancete contábil, assim o controle sobre seus recursos é mantido em retidão e rumo ao sucesso. Além disso, a ausência de um balancete pode ser extremamente prejudicial em casos de auditorias.

Para realizar um assertivo e estruturado balancete contábil que se adequa à demanda da sua empresa, você pode contar com a São Caetano Assessoria Contábil e Fiscal.
Entre em contato agora mesmo e cuide da saúde da sua empresa com a SC Contábil!

Telefone: (11) 4227-7070
WhatsApp: (11) 4229-1222
E-mail: contato@scontabil.com.br

Rua Pedro José Lorenzini, 184/186 – Centro – São Caetano do Sul – São Paulo

0 comments on Contador em São Caetano: Entenda a diferença entre os tipos de balancetes contábeis
(11) 4227-7070

Contato@sccontabil.com.br
WhatsApp: +55 11 42291222