Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/sccontabil/www/wp-content/themes/the-simple/includes/view/blog/single-creative.php on line 46

O contador para empresas é o profissional que pode auxiliar todo empreendedor para consultar dívidas de CNPJ na Receita Federal, para tal, o contador para empresas necessita de acesso aos dados da companhia para poder adentrar ao site do órgão. Uma vez no site o contador para empresas irá buscar pelos serviços desejados, pois é muito importante que com a assessoria de um contador para empresas, todo empresário esteja com seu CNPJ sem dívidas nem restrições.

Para facilitar o entendimento sobre como o contador para empresas trabalha e saber qual metodologia pode ser usada para conferir suas dívidas de CNPJ e quitá-las, separamos aqui um passo a passo de tudo que necessita ser feito pelo gestor da empresa ou pelo contador para empresas.

Uma vez no site da Receita Federal, deve-se procurar pelo serviço “Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União”, e gerar a certidão.

Saber como consultar dívidas CNPJ é importante, pois é preciso identificar se a sua empresa possui algum débito junto à Receita Federal, como não pagamento de impostos, contribuições ou taxas fiscais.

Dívidas desse tipo acarretam uma série de contratempos para o negócio, tais como impossibilitar que a empresa consiga incentivos fiscais. Em alguns casos, quando não ocorre regularização dos débitos, a firma pode ser alvo de ação, a qual é chamada de Execução Fiscal.

Nesse caso pode acontecer o bloqueio das contas bancárias e ainda a penhora dos bens, a exemplo de mobília e imóveis, que estejam atrelados ao CNPJ ou mesmo ao CPF do proprietário.

Outro motivo para entender como consultar dívidas de CNPJ é para fortalecer a segurança na contratação de colaboradores que possuem empresa aberta e/ou fornecedores.

Ao realizar algum tipo de parceria com outro empreendimento é crucial consultar a sua situação cadastral, a fim de evitar uma série de transtornos, como ter o nome da sua empresa envolvido em práticas fraudulentas.

– Como o contador para empresas consulta as dívidas de CNPJ na Receita Federal?

1- Acesse o site da Receita Federal pelo Portal GovBR

2- Role a tela buscando por “Serviços em Destaque” e, em seguida, por “Certidões e outros serviços / Emitir certidão de regularidade fiscal”.

3- Clique em “Emitir certidão de regularidade fiscal”, após isso, em “Etapas para realização deste serviço” e, por fim, em “Emitir certidão de regularidade fiscal”.

Neste campo um menu será aberto com as seguintes opções:

canais de prestação:

Web: certidão de pessoa física

Web: certidão de pessoa jurídica

Web: certidão de imóvel rural

Clique na opção “Web: certidão de pessoa jurídica”

4- Ao escolher essa alternativa, você será direcionado para uma página de “Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União”.

5- Digite o CNPJ que deseja pesquisar e, em seguida, clique no botão consultar. A página seguinte apresenta duas alternativas:

– Consulta de Certidão e Emissão de 2° via;

– Emissão de Certidão Nova.

Na opção “Consulta de certidão e emissão de 2° via” o contador para empresas poderá pesquisar por data de validade ou data de emissão.

Tanto a primeira alternativa quanto a segunda levam à tela com a relação das certidões emitidas e a opção de baixá-las em “baixar arquivo no formato PDF”.

Se escolher por “Emissão de Certidão Nova” um arquivo PDF é baixado direto no seu PC com as informações da consulta realizada.

– Existem outras formas de consultar se o CNPJ tem dívidas?

Sim! Nos casos em que um CNPJ possui débitos com a Receita Federal, é usual que haja a cadastro na Dívida Ativa da União (DAU), o cadastro de todos os débitos vencidos e não pagos, classificando a companhia como inadimplente perante a Fazenda Pública Federal. Logo, também é possível consultar dívidas CNPJ neste órgão.

Além da DAU, existem duas formas de pesquisa que são pelo CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal) e no Serasa.

1- Dívida Ativa da União (DAU)

Para realizar a consulta de débitos empresariais na Dívida Ativa da União é necessário acessar o portal REGULARIZE e escolher a opção “Consultar Dívida Ativa”. Em seguida, escolha um dos serviços livres disponíveis, tais como:

– Certidão de Regularidade Fiscal — Pessoa Jurídica

– Certificado de Regularidade do FGTS — Empregador

– Dados abertos

Para outros serviços, quem é PJ deve fazer um cadastro no site REGULARIZE e acessá-lo com senha, certificado digital, ou pelo portal e-CAC da Receita Federal no menu “Dívida Ativa da União”.

2- CADIN

O CADIN pode ser classificado como um banco de dados que registra todas as dívidas com a Receita Federal, tanto CNPJ, quanto CPF.

Para acessar o serviço é preciso entrar na página do CADIN e logar por meio do e-CAC da Receita Federal ou usando login e senha do portal GovBR.

3- Serasa Experian

Pelo Serasa Experian é possível fazer a consulta pelo CNPJ, ou pesquisar a empresa pelo CPF do proprietário.

A consulta do Serasa Score da sua própria empresa não é cobrada, já para verificar a situação cadastral de outros empreendimentos é necessário contratar um dos planos. Em todos os casos o contador para empresas deverá fazer um cadastro no portal do Serasa Experian.

Além dessas informações é possível consultar:

– Débitos trabalhistas;

– Débitos com o INSS;

– Dívidas de FGTS. Como exemplificado, trata-se de um serviço simples, e objetivo, fácil de ser realizado, que ajuda o contador para empresas a propor gestões inteligentes para os proprietários de todos os tipos de negócios.

Telefone: (11) 4227-7070
WhatsApp: (11) 4229-1222
E-mail: contato@scontabil.com.br

Rua Pedro José Lorenzini, 184/186 – Centro – São Caetano do Sul – São Paulo

0 comments on Contador para Empresa: Dívidas de CNPJ – Como consultá-las junto à Receita Federal? Confira o passo a passo
(11) 4227-7070

Contato@sccontabil.com.br
WhatsApp: +55 11 42291222