Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/sccontabil/www/wp-content/themes/the-simple/includes/view/blog/single-creative.php on line 46

Para que uma empresa seja bem-sucedida em seus negócios, é preciso ter um excelente controle financeiro. Para ter um controle financeiro adequado é essencial ter a presença de um contador cuidando da empresa.

O contador é a base da gestão contábil, seja de uma empresa pequena, de médio ou grande porte, é o profissional que conduz praticamente todos os setores de uma companhia.

A contabilidade pode assumir diversos papéis em uma empresa, depende do objetivo e de seu porte.

Ao longo dos anos, o contador passou a ocupar uma posição mais estratégica nas empresas, isso se deve pelas mudanças na legislação, o aumento no rigor das obrigações contábeis e pela evolução das ferramentas e meios utilizados nas execuções dos processos contábeis.

Independente do porte da empresa, o profissional da área contábil está cada vez assumindo um papel central nos negócios de uma empresa, principalmente pela necessidade de cuidar de questões importantes como:

  • Fazer o acompanhamento e previsão de entrada e saída de recursos;
  • Otimizar e organizar a gestão fiscal, tributária e orçamentária da companhia, e melhorar seu funcionamento e o cumprimento correto de prazos e exigências;
  • Manter ativa a comunicação com os órgãos encarregados de fiscalização das atividades das empresas em todas as esferas de governo;
  • Entre outros.

Manter as obrigações em dia e controle financeiro em ordem é fundamental para que a empresa possa crescer e prosperar.

Principais funções do contador

Registro de dados e informações – Registrar dados e informações concretas é essencial para conduzir uma empresa, criar estratégias e planejamentos.

Organização de rotina financeira – Para evitar erros, problemas fiscais, descontrole financeiro, entre outros problemas contábeis, é crucial ter total organização da rotina financeira da empresa. Essa função é do contador, que é responsável por sistematizar todas as informações, organizar os documentos, fazer cumprir os prazos, a escritura de cada movimentação, e dessa forma, oferecer suporte contábil para as tomadas de decisão.

Controle financeiro – É importante contar com o conhecimento de um contador para manter a saúde financeira da empresa em dia. Será responsável por elaborar demonstrativos de resultados, avaliar fluxo de caixa e todo o desempenho financeiro geral da empresa.

Planejamento tributário – O contador irá garantir que todas as obrigações tributárias sejam cumpridas. O profissional tem total conhecimento da legislação tributária e terá a base para realizar um planejamento tributário eficiente para seu negócio.

Recursos Humanos – É um setor em que o contador tem um papel fundamental. O contador irá auxiliar todas as questões relacionadas ao recolhimento de tributos, garantirá o direito dos trabalhadores e ajudará a manter a folha de pagamento em ordem. Ou seja, garante o cumprimento das obrigações da empresa perante os funcionários.

Independente do porte da empresa, o contador tem funções cruciais para que uma empresa possa manter a regularidade diante dos órgãos reguladores e prosperar financeiramente.

0 comments on Contador para empresa – Entenda qual a função desse profissional para cada porte de empresa
(11) 4227-7070

Contato@sccontabil.com.br
WhatsApp: +55 11 42291222