Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/sccontabil/www/wp-content/themes/the-simple/includes/view/blog/single-creative.php on line 46

O contador no ABC é responsável por auxiliar todo empreendedor na gestão dos seus negócios, uma vez que o contador no ABC é quem melhor saberá guiar os empresários para a tomada de decisões inteligentes e certeiras, já que o contador no ABC compreende como o mercado gira e como os impostos estão diretamente ligados ao sucesso de uma empresa. Além disso, o contador no ABC se incumbe em ajudar a criar estratégias que otimizem o gerenciamento dos negócios.

Uma dessas estratégias é a curva ABC, uma metodologia que auxilia na identificação do grau de importância de diferentes questões na administração de uma empresa, se mostrando uma ferramenta extremamente funcional e inteligente, demandando, todavia, sua implementação e gestão com o auxílio do contador no ABC.

Mas afinal, do que se trata a curva ABC?

Essa estratégia de gerenciamento foi criada com base em teorias econômicas do renascentista italiano chamado Vilfredo Pareto, que em sua época (1897) desenvolveu um estudo a respeito da forma como era realizada a distribuição de renda, percebendo que tal distribuição era realizada de modo disforme. Ele ainda constatou que a maioria das riquezas estava concentrada sob o domínio de uma minoria populacional, originando o segundo nome para a curva ABC: curva 80-20.

De lá para cá esse princípio de avaliação começou a ser aplicado em muitas outras áreas, tal qual nos setores industriais e comerciais.

Atualmente a curva ABC é utilizada com frequência para o controle de estoques, criação de políticas de vendas, planejamento de distribuição, programação de produção, entre outros. Tudo isso, naturalmente, acompanhado de perto por um contador no ABC.

Com o aprimoramento da tecnologia e dos softwares de gestão, os recursos de gerenciamento se tornaram muito mais práticos, facilitando a condução de diversos empreendimentos.

O significado das letras A, B e C?

Quando falamos de estoque, as letras A, B e C diferenciam os itens conforme sua importância e impacto nas vendas. Logo, a classificação se dá da seguinte maneira:

– Letra A: se refere aos principais itens no estoque, aqueles com altíssima prioridade, que jamais devem faltar. Sem dúvidas, 20% desses itens já correspondem a 80% do valor do estoque.

– Letra B: são os itens que ainda possuem valor econômico, mas são menos importantes do que aqueles inseridos na classe A. 30% deles correspondem a somente 15% do valor do estoque.

– Letra C: esses representam os 50% restantes dos itens no estoque. São os menos valiosos, equivalente a somente 5% do valor do estoque.

Para aplicar isso a outros conceitos, como clientes, por exemplo, defina os seus clientes com os contratos mais altos e que mais consomem os seus serviços como “Classe A”, seguindo tal métrica para os demais clientes.

Curva ABC na contabilidade

Pelo fato de a curva ABC permitir ser feita uma análise sobre todas as vendas, compras, estoque e, por consequência, os valores movimentados por uma organização, esse método possui grande eficácia para a contabilidade da empresa.

Quando tudo o que entra e sai da empresa é precisamente controlado, a possibilidade de melhorar o seu nível de fluxo de caixa é muito maior. Além disso, a curva ABC impede ações potencialmente danosas aos negócios como, por exemplo, não entregar pedidos, finanças comprometidas ou aquisições desnecessárias.

Estamos falando de um conceito simples de ser aplicado, que traz diversos benefícios para as empresas que o adotam, exigindo uma gestão inteligente e a assessoria do contador no ABC para nada sair do controle.

Telefone: (11) 4227-7070
WhatsApp: (11) 4229-1222
E-mail: contato@scontabil.com.br

Rua Pedro José Lorenzini, 184/186 – Centro – São Caetano do Sul – São Paulo

0 comments on Contador no ABC: Saiba o que é e como aplicar a Curva ABC
(11) 4227-7070

Contato@sccontabil.com.br
WhatsApp: +55 11 42291222