Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/sccontabil/www/wp-content/themes/the-simple/includes/view/blog/single-creative.php on line 46

As contabilidades servem para ajudar os empresários a gerirem de forma inteligente as finanças de suas empresas. Dessa forma atua o Contador em São Caetano. É através das medidas adotadas pelo Contador em São Caetano que as empresas e comércios passam a ter uma gestão inteligente dos seus recursos e podem estar em dia com os órgãos de fiscalização. O trabalho de um Contador em São Caetano passa pela gerência ideal de tributos e taxas a serem pagas ao Fisco, bem como envolve toda a proteção necessária para os bens, tanto da companhia, quanto pessoais dos proprietários. Toda via, nem todos os escritórios de contabilidade conseguem apresentar um serviço satisfatório para seus clientes, o que os faz buscar outros profissionais que possam gerir com assertividade este departamento. Isso faz com que muitos empresários decidam trocar de contador, deixando para trás a antiga contabilidade e optando pelos serviços de um novo Contador em São Caetano.

Para ajudar nesse processo e torná-lo menos desgastante, o Contador em São Caetano separou alguns procedimentos que devem ser adotados por quem deseja fazer essa transição.

Naturalmente, todo processo deve ser formalizado por meio de contratos e documentos de rescisão contratual, e o acordo anterior deverá ser respeitado até o seu término oficial.

Muitos empreendedores ficam em dúvida quando se perguntam se podem mudar de contador ou não. A contabilidade é uma área crucial para o negócio, garantindo que todas as obrigações de lei sejam observadas, porém, sem acabar pagando mais impostos do que seriam necessários.

Todas as empresas (com exceção dos MEIs) possuem a obrigação de ter um contador. Pois este profissional ou escritório terceirizado é encarregado de regularizar todas as obrigações fiscais do empreendimento, como impostos e folha de pagamento, cuidar de questões que envolvem seu patrimônio, identificar e evitar problemas, além de manter toda documentação destas áreas organizadas e em dia.

Todavia, ao passo que o serviço de determinada contabilidade para uma empresa não corresponde às expectativas e até mesmo não cumpre de forma adequada suas obrigações, muitos problemas podem acontecer:

– Não pagar impostos fundamentais e ter de responder ao Fisco posteriormente;

– Não manter os livros de registros e documentos contábeis organizados ou atualizados, afetando o controle e gestão de dados;

– Pagar mais tributos do que o necessário;

– Não cooperar com as decisões estratégicas, abalando o planejamento lógico do negócio;

– Não escolher pelo regime de tributação que mais se adequa ao perfil da empresa;

– Não declarar corretamente os valores da empresa e a deixando cair na malha fina;

– Não andar conforme as mudanças na legislação e continuar adotando medidas obsoletas.

Mesmo que todo esse serviço seja assinado pelo contador, os gestores e diretores da empresa podem acabar sendo penalizados por essas faltas.

O Contador em São Caetano, compreende serem muitas as responsabilidades que envolvem uma assessoria responsiva de contabilidade. Contudo, existem ainda outros fatores que influenciam a tomada de decisão na hora de trocar de contador.

Podemos mencionar alguns como:

  • Utilização de ferramentas desatualizadas;
  • Deficiência de comunicação;
  • Não observância de prazos;
  • Ignorar as mudanças de legislação;
  • Má qualidade no atendimento;
  • Ineficiência e falta de proatividade.

Ainda existem muitos outros fatores que minam a confiança do empreendedor e sua companhia quanto a relevância do serviço do contador.

Não existe uma hora certa para trocar de contador, tudo vai conforme o feeling do gestor, que deve sentir e prever os rumos que os negócios terão caso ele permaneça com o mesmo time de contabilidade.

Claro que não é sensato deixar para a última hora, por isso um acompanhamento presente deve ser realizado.

O mais sensato antes da tomada de decisão é que se observe alguns critérios que o Contador em São Caetano irá apresentar aqui:

1- Examine o atual contrato.

Antes de pensar em trocar de contador, confira o atual contrato de serviço. Muitos profissionais e escritórios usam cláusulas que preveem multas em caso de rescisão ou a obrigação de um aviso prévio.

É necessário ter atenção quanto a este e outros itens que estejam no documento, evitando ter problemas legais posteriormente por descumprimento do acordo. Inclusive, esse tipo de consulta é fundamental para no caso do atual serviço de contabilidade ter deixado pendente alguma cláusula que constava no contrato.

2- Se atente às pendências.

Analise se existe qualquer pendência que o seu atual contador deixou passar, não deixe de observar as situações ainda em processo de serem resolvidas, bem como parcelamento de débitos em todas as esferas fiscais.

Revise os documentos de até 5 anos atrás, observando se há erros ou ocorrências pendentes que ainda possam afetar o andamento dos seus negócios. É trabalhoso, mas necessário.  Desse modo você evita surpresas no trâmite da troca de contabilidade.

Porém, é muito importante lembrar que mesmo após a mudança de contabilidade, todo erro anterior ainda é de estrita responsabilidade do contador que atuava na época.

3- Comunique formalmente a decisão ao contador.

É necessário oficializar a decisão, seja por qualquer meio de comunicação que dê acesso ao atual serviço de contabilidade. Você deve deixar claro que está dispensando seu trabalho.

É importante que este contato deixe explícito:

– A solicitação de encerramento do contrato;

– O prazo de término do serviço;

– Requerimento de toda a documentação (física e digital), senhas e logins em posse do atual contador;

– Pedir relatórios de situação cadastral, para verificar se existem pendências nas diferentes esferas governamentais;

– Solicitar que toda documentação seja enviada ao profissional que assumirá a contabilidade após o término oficial do contrato de serviço.

Não se esqueça de formalizar no distrato a data de encerramento do contrato no fim do mês, para que o novo serviço de contabilidade comece sua atuação no período posterior.

4- Contrate um novo serviço de contabilidade.

Ao iniciar o processo de mudança de contador você já deve estar pesquisando um novo Contador e São Caetano, para uma assessoria profissional e um serviço de qualidade que esteja em acordo com o que você deseja para sua companhia.

Apesar de que até esse momento não é possível oficializar nada e o encerramento do contrato com o antigo prestador deve ser respeitado, é possível verificar quais são as suas alternativas e o que sua empresa necessita em relação a sua contabilidade.

Outros assuntos inerentes ao processo de mudança de contador podem e devem ser resolvidos pelo serviço de contabilidade recém-contratado, que agora é seu novo parceiro.

Como fica evidente até aqui, o processo de transição entre escritórios de contabilidade pode acontecer de forma tranquila e profissional por todas as partes, cabendo unicamente ao empresário decidir qual é o momento ideal para realizar a troca.

Entre em contato agora mesmo com a SC Contábil!

Telefone: (11) 4227-7070
WhatsApp: (11) 4229-1222
E-mail: contato@scontabil.com.br

Rua Pedro José Lorenzini, 184/186 – Centro – São Caetano do Sul – São Paulo


0 comments on Contador em São Caetano: Como identificar que é o momento de trocar de contador e o passo a passo para realizar a troca
(11) 4227-7070

Contato@sccontabil.com.br
WhatsApp: +55 11 42291222