O planejamento financeiro deve fazer parte da rotina do gestor que almeja o sucesso da empresa, e logo de cara surge a questão da projeção financeira.
Naturalmente, o lucro é o principal objetivo de uma empresa, entretanto existem alguns fatores que merecem atenção, como a participação no mercado, obtenção de recursos e retorno.

Quando falamos em projeção financeira, falamos em capacidade de previsão, estabelecer estimativas e embasado nisso, designar recursos equivalentes para os respectivos setores.

É através da projeção que o administrador poderá repensar estratégias e medidas de comando com a finalidade de reduzir gastos e prejuízos, pois, o conceito é que os resultados sejam aproximados e não ocorram de modo que peguem a empresa de surpresa, permitindo antecipar a elaboração do plano financeiro, criar planejamento de negócios, estudar a viabilidade econômica para tomada de decisões e desenvolver novos projetos. Tudo isto, graças a uma projeção bem organizada, pode antever circunstâncias a curto, médio e longo prazos.

A produção financeira deve levar em conta os dados anteriores a sua elaboração, são eles que fornecerão toda a base para um prognóstico eficiente que considerará o padrão de resultados, os dados de caixa, sazonalidades, despesas futuras, potenciais investimentos e percentual de crescimento. Considerando também projeção de serviços, fluxo de caixa, ciclo financeiro e o ponto de equilíbrio entre despesas e receita. Tudo deve ser feito baseado em muito estudo, para minimizar as margens de erro, principalmente em projeções de médio e longo prazo.

Por algum tempo a crença geral era de que a contabilidade servia somente como um sistema de informações tributárias e fiscais. Porém o competitivo mercado moderno evidência que este é um instrumento de auxílio de gestão, controle e execução, tendo papel fundamental na tomada de decisões na rotina empresarial.

0 comments on Entenda a importância de uma projeção financeira
(11) 4227-7070

Contato@sccontabil.com.br
WhatsApp: +55 11 42291222